Páginas

23/04/2012

Estilistas 1940 a 1949

Vou começar esse post sobre os estilistas da década de 1940, vou falar sobre : Cristobal Balenciaga, Pierre Balmain e Jacques Fath.

Para começar vou falar um pouco sobre a situação da europa na década de 1940.

Com a invasão de Paris pelos alemães, muitos estilistas deixaram a capital francesa e su mudaram para locais seguros, como o interior da França, ou até mesmo os Estados Unidos, além disso houve uma tentativa de imposição do estilo alemão na capital francesa, o que fez com que os modelos não diferissem muito, outro agravante foi a falta de tecido, que fez com os vestidos e sais da época diminuíssem até a altura dos joelhos, e esses eram usados sem meias o que fazia com que as mulheres pintassem a parte traseira das pernas imitando estarem usando-as.

Pronto, depois dessa breve introdução sobre o período vou falar sobre os designers.

Cristobal Balenciaga


Estilista espanhol, que dentre as suas principais características estava o fato de usar grandes quantidades de tecido além de brincar com a silhueta feminina, criando vestidos ovais, vestidos saco, balonês, enchimento traseiro entre outros, foi influenciado por Dior a não fechar a sua casa, sendo até hoje reconhecido como um grande gênio da moda.




Pierre Balmain


Seu estilo próprio de criar peças para grandes estrelas de cinema, com muito brilho, bordados, decotes e transparências, foi criticado durante a época da guerra por ser considerado conservador, talvez por usar muitos bordados manuais, ou outro motivo que ainda não sei, mas de qualquer forma seu estilo fez história, e continua a ser copiado nos dias de hoje, sua maison é presença garantida nos tapetes vermelhos até hoje.



Jacques Fath


Estilista francês que se destaca pelo seu visual romântico e com ares de diva se opôs ao estilo rígido da época criando vestido acinturados e rodados inspirados no século XIX, é considerado o primeiro estilista a criar editoriais de moda com modelos especialmente contratadas, e criar cenários para compor a sua produção.


Bom assim termina a minha abordagem histórica sobre os estilistas da década de 1940, em breve nova postagem sobre os estilistas dos anos 1950.


Nenhum comentário:

Postar um comentário