Páginas

20/04/2012

Estilistas 1900 a 1919


Vou falar hoje sobre os estilistas das primeiras décadas do século XX, são eles : Jaques Doucet, Paul Poiret, Jeanne Lanvin, Jeanne Paquin, Jean Patou, Mariano Fortuny, Edward Molyneux

Vou começar a falar de Jaques Doucet

Jacques Doucet era um estilista francês de origem nobre que ficou famoso no final do século XIX, ao vestir mulheres da alta sociedade e famosas atrizes de teatro da época em especial Rèjane, sua musa inspiradora, as marcas registradas de suas criações eram o revival do século XVIII, a utilização de muito tecido e a presença de caudas nos seus vestidos, procurava fazer uma moda genuinamente francesa, se tornando claro símbolo do período que se tornou conhecido como Bèlle Époque.


Jacques Doucet



Dois exemplos de modelos criados por Jacques Doucet

Foi no ateliê de Jacques Doucet que primeiro trabalhou outro grande estilista : Paul Poiret.

Paul Poiret, começou seu trabalho na indústria de sombrinhas da sua família, alcançou fama na primeira década do século XX criando vestidos com inspiração oriental, dentre seus trunfos esteve o fato de modificar a silhueta feminina ao eliminar os espartilhos, e em troca criou as saias entravê, que aprisionava os pés das mulheres que as usavam.




Outro importante estilista das primeiras décadas do século XX foi Mariano Fortuny, o criador do vestido Delfos, se considerava mais pintor do que estilista.


Criador e criatura Mariano Fortuny e uma das edições de seu famoso vestido Delfos.

Jeanne Lanvin

A primeira estilista a criar exclusivamente para crianças, criou uma cor, o azul Lanvin, um estilo: cintura baixa e saia longa, e até hoje sua família continua cuidando da sua maison.


Jeanne Lanvin e duas de suas criações

Jeanne Paquin

Essa estilista costumava dizer que não possuía musa, pois suas clientes eram as suas musas, e não era criadora, pois suas clientes diziam o que queriam a ela, mas seu estilo ficou bem marcado pelo uso de peles, bordados e vestidos de caudas circulares, uma marca sua foi a primeira mulher a obter sucesso com uma maison de alta-costura, era considerada a mulher mais elegante da Bèlle Époque, e foi responsável pela retomada do estilo império na década de 1910.

Jeanne Paquin e duas de suas criações

Jean Patou

Conhecido por seu estilo esportivo, ficou mais conhecido na década de 1920 ao vestir Suzanne Lenglen, uma importante tenista francesa da época.


Jean Patou, Suzanne Lenglen, e uma modelo usando um vestido da maison Jean Patou.

Edward Molyneux

Foi um importante estilista dos anos 1910, seu maior trunfo foi ter inventado a famosa manga 3/4, mas suas criações não se resumem apenas a isso, estilo austero, condizente o período da primeira gurra mundial, mas mantendo a elegância viraram também símbolos de sua maison.


Assim termina a minha postagem sobre as duas primeiras décadas do século XX, em breve postarei sobre os estilistas dos anos 1920

Nenhum comentário:

Postar um comentário