Páginas

23/04/2012

Estilistas 1930 a 1939

Bem vou começar agora falar sobre os estilistas da década de 1930: Elsa Schiaparelli, Nina Ricci, Aliz Grès, Maggy Rouff, Marcel Rochas, Mainbocher, Augustabernard, e Louiseboulanger.

Elsa Schiaparelli


Estilista italiana, começou sua carreira quando se viu separada com uma filha pequena para criar, manteve estreito laço de amizade com artistas surrealistas da época em especial Salvador Dalí, que inspirada na obra dele criou o vestido com gavetas ( inspirado na Vênus com gavetas) e o vestido lagosta ( inspirado no telefone lagosta).



Elsa e Chanel viviam se alfinetando achando que só existiam as duas criadoras de moda na década de 1930, mas não só foram as duas grandes damas as responsáveis por fazer a moda da década de 1930 uma das mais fascinantes do século XX, outras pessoas também existiram.

Nina Ricci


Também italiana, compartilhava com Madeleine Vionnet, somente o fato de usar a moulage na confecção de seus vestidos além de utilizar o corte em viés e fazê-lo diretamente no próprio tecido, mas seu estilo é bastante romântico, quase uma revisitação da Bélle Èpoque (como ficou conhecido o período entre 1900 a 1914)



Até hoje a sua marca se mantém romântica e feminina, desde os seus perfumes até nos seus vestidos para o tapete vermelho.

Aliz Grès


Estilista francesa influenciada por Madeleine Vionnet, tinha o sonho de ser escultura, e admirava as vestes dos antigos gregos, esculpia os seus vestidos em mármore, e mesmo aqueles de tecido eram verdadeiras esculturas, considerada um gênio da época, até hoje tem a sua influência com os estilistas atuais.





Maggy Rouff


De origem alemã, tinha o sonho de ser médica, mas para não contrariar a sua família que negociava com moda abriu sua maison em 1929, seu estilo utilitário se destacou como uma influência da Bauhaus primeira escola de design, e que o seu principal lema era " a forma segue a função", com isso nem os detalhes decorativos estiveram presentes sem ter uma função a mais do que só decorativa, influenciou posteriormente   alguns designers japoneses.



Marcel Rochas


Estilista das estrelas, fazia uma linha surrealista menos radical que Elsa Schiaparelli, ficou conhecido por criar a calça de flanela para ser usada no dia-dia, um sucesso na época.



Mainbocher


Estilistas note-americano seu nome é uma junção dos seus três nomes Main Roussou Bocher, que ele transformou em Mainbocher para ficar mais francês, vestia mulheres socialites, duquesas, entre elas Wallis Simpsom, conhecida socialite que fez o rei Edward da Inglaterra largar o trono para se casar com ela, dizia que as mulheres que ele vestia eram impecáveis damas que não podiam receber nem uma só crítica, com a guerra no final da década voltou aos Estados e Unidos e não voltou mais a Paris.


Vestido de Casamento de Wallis Simpson, o vestido mais copiado da década, um modelo de Mainbocher, e o famoso corset criado por ele em 1939, e fotografado por Man Ray.


Augustabernard

Vestia mulheres elegantes de Paris, seu trabalho influênciou Mainbocher a deixar o seu emprego jornalista na revista Vogue e ir tentar a sorte em Paris, onde fez fama, as mulheres vestidas por ela sempre apareciam impecáveis, acima de toda crítica.


Louiseboulanger

Foi a responsável por descer a bainha das saias das mulheres jovens no início da década, vestia as mulheres como se fossem estrelas de cinema, impecáveis, possuía um estilo refinado, em 1938 fechou a sua maison dizendo que desde que foi criada a moda esportiva, ela perdeu seu espaço no mundo da moda.


Assim termina o post sobre os estilistas da década de 1930, depois mais uma postagem sobre os estilista da década de 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário